FALANDO DE CORES: COM VOCÊS O LARANJA

As cores comunicam e influenciam comportamentos. A cor laranja está associada a divertimento, energia, humor, alegria, prazer, espontaneidade.

Falar de cor é falar de luz. Os feixes encontram objetos e rebatem uma explosão de cores, rapidamente decodificadas em nosso cérebro.

Pesquisa conduzida pela Eva Heller, escritora e cientista social alemã, com 2 mil homens e mulheres, mostra que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual. São vivências comuns que, desde a infância, estão enraizadas na nossa linguagem e o ficam registradas em nossas mentes e acionadas a cada estímulo de colorido.

Portanto, as cores comunicam e influenciamcomportamentos e é importante entende-las e usá-las harmonicamente de acordo com a mensagem que desejamos transmitir.

Vou mostrar os sentimentos associados a cada cor e como podemos usá-las a nosso favor.

A cor laranja: energia, humor, prazer e espontaneidade

Cada cor tem seu lugar e papel em nossas mentes, embora haja uma predileção clara pelo azul – na pesquisa da Ellen, 45% mencionaram ser sua cor preferida, a cor laranja foi escolhida para abrir a série, talvez por estar associada a divertimento, energia, humor, alegria, prazer, espontaneidade.

E não é que esses sentimentos se relacionam muito com pinturas de artistas como Toulouse-Lautrec (1864 – 1901). Esse pintor francês, nobre, era portador de uma doença genética rara, e tornou-se frequentador assíduo do Moulin Rouge e outros cabarés, como que se escondendo de sua deformidade nas noites parisienses.

O tema central das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia dos cabarés, e sua técnica mistura desenho satírico, fotografia e gravura japonesa. Daí ter sido contratado pelo Moulin Rouge para fazer os cartazes dos shows. Pintou dançarinas de cancã, entre elas a discreta Jane Avril, escolhendo sabiamente o laranja, a cor da diversão, provavelmente para atrair o público.

Então, quando a intenção for transmitir alegria, brincadeira e acolhimento laranja é a cor! E na próxima terça, vou falar sobre o azul, a cor complementar do laranja.

Regina Pacheco

Mentora de imagem e estilo. com mais de três décadas trabalhando em ambientes corporativos, hoje conectada com seu momento de vida e com a sua essência.