O vermelho foi a primeira cor a ser batizada pelo homem. É contraditória, mas é a cor do dinamismo. Por isso, é importante saber utilizá-la a seu favor.
Matisse nasceu numa família de pequenos comerciantes franceses e desde cedo escolhia suas próprias roupas, apaixonado que era por cores e formas. Acabou se tornando um dos pintores mais renomados do século XX, tendo também criado tapeçarias e vestuários para peças de teatro.
O quadro que trago para falar do vermelho é o Ateliê Vermelho ou Estúdio Vermelho (1911) tendo como modelo o próprio estúdio de Matisse, que era, anteriormente, branco. E como ele disse que não poderia ser escravo preferia imprimir sua versão ao que via.
Ele achava que o vermelho dava uma boa unidade à obra e suprimia a ilusão de espaço – linha adotada também por outros artistas contemporâneos a ele. Entretanto, ao usar a cor que, por ser uma agressiva e causar forte impacto, abrangendo quase tudo no ambiente, o quadro conduz à ilusão de espaço profundo, exatamente o contrário do que ele pretendia.

A cor do dinamismo
E assim é o Vermelho: forte, impactante, contraditório. É a cor do amor e do ódio, dos reis e do comunismo, da felicidade e do perigo.
É a cor mais antiga batizada pelo homem e em muitas línguas a palavra colorido é a mesma para o vermelho, como em espanhol – colorado. Supõem-se também que é a primeira cor que os bebês enxergam.
Pesquisas apontam para forte associação com conquista, sedução, energia, movimento, fogo. Desse modo, use quando quiser mostrar dinamismo, liderança e pro atividade. Ou se sentir desânimo, pois é estimulante.
Há outros significados, dependendo da tonalidade:
- mais escuro (vinho, bordô): requinte, elegância.
- combinado com preto, cinza e roxo: perigo, violência, ira e agressividade.
Enfim, o vermelho é A COR entre as cores e quando há excesso de colorido, a primeira cor a incomodar é o vermelho.
Aqui no blog já falei das seguintes cores: LARANJA, AZUL, VERDE
Quer mais dicas de Cores e Estilos? Visite meu perfil no Instagram.