AZUL: A COR PREDILETA!

Praticamente todo mundo gosta do azul. Seja porque representa bons sentimentos ou porque é a cor celestial. Por isso é a considerada a cor predileta.

Estudos dizem que 45% das pessoas indicam o azul como sua cor preferida! Praticamente todo mundo gosta dessa cor que é a dos sentimentos bons, fora do domínio da paixão, e sim da compreensão mútua.

É a cor da simpatia, harmonia e confiança. Sentimentos que se comprovam com o passar do tempo e relacionam-se com o infinito do céu azul.

Também é a principal cor vinculada à intelectualidade. Antes da era cristã, o azul simbolizava o princípio feminino, retratado nas pinturas da Virgem Maria. 

Já na escala cromática, o azul é a cor mais fria. Talvez associada à experiência de passar frio. Veja a pele azulada, sombria como a fase azul de Pablo Picasso.

Durante esse período, suas obras mostram solidão, morte, abandono, alienação. Marca a profunda melancolia que viveu após o suicídio de seu amigo Carlos Casagemas. 

Observe os 4 quadros que selecionei e perceba que sentimentos eles transmitem.

Imagem com quatro obras que representam o azul na arte.
Quatro obras que provocam sentimentos como solidão, abandono e alienação.

Picasso, pintor, escultor, poeta, ceramista, dramaturgo e cenógrafo espanhol, foi um dos fundadores do cubismo e um dos principais mestres da arte do século XX.

O século XX trouxe a cor têxtil mais famosa do mundo: o índigo – azul 16, popularizando uma cor até então nobre. O índigo não é recomendado para a pintura por não ser muito resistente à luz. Desbota, muda de tom.

Outros significados do azul:

E as tonalidades do azul, a cor predileta, oferecem outros significados:

Escuro: profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza (royal e marinho). 

Claro (azul bebê): limpeza, frescor, delicadeza e suavidade.

Vibrante: comunicação e criatividade (turquesa); magia, espiritualidade e purificação (anil).

E uma dica: quando precisar de clareza mental, diminuir o stress, transmitir raciocínio lógico, mostrar paciência, serenidade e credibilidade, azul é a cor!

Falo também da cor Laranja aqui no blog. Confere lá.

E se você quer me acompanhar diariamente, segue meu perfil Regina Pacheco Oficial no Instagram.

Regina Pacheco

Mentora de imagem e estilo. com mais de três décadas trabalhando em ambientes corporativos, hoje conectada com seu momento de vida e com a sua essência.