O verde é a cor da natureza e a segunda mais amada por homens e mulheres. Essa preferência só aumenta com o passar dos anos.
O verde é a segunda cor mais amada por homens e mulheres e a preferência aumenta com a idade. Pessoas mais maduras vão deixando as cores apagadas de lado e apreciando mais as cores vivas que remetem à juventude.
Essa cor remete à natureza, sustentabilidade, abundância, esperança, sorte, bem-estar.
Vindo da mistura do azul e amarelo,o verde – cor da natureza – pode ser frio (mais azul) ou quente (mais amarelo) e daí surgem novas associações, que mexem com sentimentos.
Variações e sentimentos
Verde limão é enérgico.
Verde claro leva a calmaria.
Verde escuro significa virilidade.
Levando para o vestuário, é interessante observar que à noite o verde se apaga. Isso só não acontece se o tecido for de seda ou cetim.
Já durante o dia, o verde ilumina. Muito indicado se quiser transmitir sensação de equilíbrio. Assim, vai muito bem se você for enfrentar situações de tensão.
Agora, o excesso pode gerar o efeito contrário passando soberba e inveja.
Quantos tons de verde você conhece?
Há mais de 100 tons descritos em literatura de arte.
Talvez por isso, entre 1899 e 1900, Claude Monet, francês, mestre do movimento Impressionista pintou a ponte japonesa seis vezes.
Aqui temos sequência de quadros e você consegue observar os diferentes tons de verde até chegar na última tela.

Nela, ele mudou seu ponto de vista e não pintou as duas cabeceiras da ponte e suas pinceladas ficaram mais intensas. Pintou a curva do caminho, as flores e o céu e adicionou as cores rosa e vermelha complementando com verde escuro, dando um contraste exótico ao quadro.
Se você for a Paris, pegue um trem e vá até Giverny visitar a casa onde Monet viveu. Os famosos jardins imortalizados em pinturas e a ponte japonesa estão lá!
Aqui já falei de outras cores: Laranja e o Azul.
Quer outras dicas de Cores e Estilos? Segue meu perfil no Instagram.