COR DA NATUREZA: O VERDE

O verde é a cor da natureza e a segunda mais amada por homens e mulheres. Essa preferência só aumenta com o passar dos anos.

O verde é a segunda cor mais amada por homens e mulheres e a preferência aumenta com a idade. Pessoas mais maduras vão deixando as cores apagadas de lado e apreciando mais as cores vivas que remetem à juventude.

Essa cor remete à natureza, sustentabilidade, abundância, esperança, sorte, bem-estar.

Vindo da mistura do azul e amarelo,o verde – cor da natureza – pode ser frio (mais azul) ou quente (mais amarelo) e daí surgem novas associações, que mexem com sentimentos.

Variações e sentimentos

Verde limão é enérgico.

Verde claro leva a calmaria.

Verde escuro significa virilidade.

Levando para o vestuário, é interessante observar que à noite o verde se apaga. Isso só não acontece se o tecido for de seda ou cetim. 

Já durante o dia, o verde ilumina. Muito indicado se quiser transmitir sensação de equilíbrio. Assim, vai muito bem se você for enfrentar situações de tensão.

Agora, o excesso pode gerar o efeito contrário passando soberba e inveja.

Quantos tons de verde você conhece?

Há mais de 100 tons descritos em literatura de arte.

Talvez por isso, entre 1899 e 1900, Claude Monet, francês, mestre do movimento Impressionista pintou a ponte japonesa seis vezes.

Aqui temos sequência de quadros e você consegue observar os diferentes tons de verde até chegar na última tela. 

Sequência de quadros que apresenta diversos tons de verde, a cor da natureza
Nessa sequência é possível observar os diferentes tons de verde

Nela, ele mudou seu ponto de vista e não pintou as duas cabeceiras da ponte e suas pinceladas ficaram mais intensas. Pintou a curva do caminho, as flores e o céu e adicionou as cores rosa e vermelha complementando com verde escuro, dando um contraste exótico ao quadro.

Se você for a Paris, pegue um trem e vá até Giverny visitar a casa onde Monet viveu. Os famosos jardins imortalizados em pinturas e a ponte japonesa estão lá!

Aqui já falei de outras cores: Laranja e o Azul.

Quer outras dicas de Cores e Estilos? Segue meu perfil no Instagram.

Regina Pacheco

Mentora de imagem e estilo. com mais de três décadas trabalhando em ambientes corporativos, hoje conectada com seu momento de vida e com a sua essência.