PRETO É OU NÃO UMA COR?

Preto é ou não uma cor? Eis a questão! O preto é a ausência de cor, se pensarmos em luz. Mas em relação a pigmento, também é a soma de todas as cores.

Afinal, preto é ou não é uma cor? Depende. Se pensarmos em luz, é a ausência de cor. Mas se pensamos em pigmento, é a soma de todas as cores. De todo jeito, é a cor dos jovens e dos designers.

Preto representa o fim. É a cor do mau, do azar, da dor, da perda.

Mas também é luxo, seriedade, mistério, distinção, sedução e peso. 

Quando usar o preto

Use quando quiser mostrar elegância, classe e poder. Ou pretender quebrar regras e mostrar valores fora do padrão.Usar o preto, associado a uma roupa sem detalhes e sem acessórios, ajuda a passar despercebida e é muito comum que organizadores de eventos usem o preto total.

E embora as mulheres usem muito o preto com o objetivo de parecerem mais magras, apenas 33% são favorecidas considerando que a cor está na blusa ou vestido. Nesses casos, uma forma de evitar que o preto reflita negativamente no rosto é deixar o colo nu: blusa ou vestido de alças ou mesmo o decote em V.

Nas artes, o preto não foi reconhecido como cor pelos Impressionistas que valorizavam o efeito da luz, com exceção de Renoir que defendia o preto como a rainha das cores. A fotografia em preto e branco foi encarada como ameaça à pintura.

Mas nas xilogravuras e nas artes gráficas o preto prosperou.

Um exemplo que trago é a xilogravura: Céu e Água, de Maurits Cornelis Escher, artista gráfico holandês conhecido por: representações impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e metamorfoses.
Observe como na faixa central horizontal existem aves e peixes equivalentes entre si

Um exemplo que trago é a xilogravura: Céu e Água, de Maurits Cornelis Escher, artista gráfico holandês conhecido por: representações impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e metamorfoses.

Observe na obra Céu e Mar, como na faixa central horizontal existem aves e peixes equivalentes entre si. Associamos a voar com o céu, e assim para cada um dos pássaros pretos, o céu é formado por quatro peixes brancos que os circundam. 

Da mesma forma, nadando nos faz pensar em água e, portanto, os quatro pássaros pretos que cercam um peixe se tornam a água em que ele nada. Essa composição forma uma ilusão de ótica, que confunde céu e mar, foi para o vestuário em forma de saia, blusa e vestido.

Então respondendo à pergunta: o preto é uma cor ou não cor? Gosto da resposta que encontrei no livro da Psicologia das Cores (Eva Heller) de que PRETO É UMA COR SEM COR.

Gostaria de acompanhar mais sobre as cores? Já falei de Laranja, Azul, Verde e Vermelho.

E veja no Instagram dicas de Estilo e Comportamento: reginacmpacheco_oficial

Regina Pacheco

Mentora de imagem e estilo. com mais de três décadas trabalhando em ambientes corporativos, hoje conectada com seu momento de vida e com a sua essência.